Educação Física
Lucas Gomes Soares2 Karine Albuquerque3
RESUMO: A temática proposta para este trabalho refere-se aos desafios pertinentes no modelo de Gestão Democrática, principalmente por se tratar de uma construção e direcionamento das ações escolares com a participação coletiva. De maneira particular, este artigo evocou ao estudo da Gestão Democrática de uma escola pública municipal da cidade de Ibirité, estado de Minas Gerais. Buscou-se neste estudo investigar através da pesquisa de campo, de caráter qualitativo, uma vez que implica em uma partilha com pessoas, fatos e local, através da qual pretendo extrair de como o processo de democratização na escola em estudo tem-se realizado, tendo em vista o ponto de vista dos diversos segmentos da comunidade escolar, os desafios, limites, contradições e o esforço para a construção de uma gestão mais democrática. O artigo será norteado por alguns conceitos, sendo que para isso contarei com a LDB e com alguns autores, dentre eles, os principais: Gadotti, Luckesi, Libâneo.
PALAVRAS-CHAVE: 1 Gestão Escolar. 2 Discurso/Prática. 3 Desafios.
_____________________________
INTRODUÇÃO
Este trabalho é pertinente devido algumas mudanças que vêm ocorrendo no ambiente escolar de uma Escola Municipal, situada em Ibirité/MG, sendo aqui denominada Escola Municipal Jardim Floreal, nome fictício, por se tratar de questões éticas.
As mudanças são bastante significativas, pois resultam do esforço da prática da construção e direcionamento de ações educativas, que visam o processo de democratização da escola, com o envolvimento de professores, especialistas, pais, alunos, funcionários, gestores da escola e membros da comunidade.
Vale ressaltar que o conceito de gestão escolar está especificamente associado à movimentação do