estatistica
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA.
Johnatan Carregosa
Neoplasia em animais.
Aracaju, 21/05/2014
INTRODUÇÃO
O cancer é a principal causa de óbitos em cães e gatos. O objetivo do trabalho foi verificar a frequencia retrospectiva de neoplasias diagnosticadas pelo exame citologico no setor de patologia animal. Foram diagnosticados 1239 casos de neoplasmas,sendo a prevalencia em femeas (69%) e as neoplasias de maior ocorrencia foram tumores de mama (41%) e tumores de celulas redondas (40%).
Neoplasma (em grego antigo: νεο- neo, + πλάσμα plasma, "formação", "criação") ou tumor é uma massa anormal de tecido, como um resultado do crescimento anormal ou divisão de células. Antes do crescimento anormal (neoplasia), ascélulas frequentemente sofrem um padrão anormal de crescimento, tais como a metaplasia ou a displasia.
Metaplasia é uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular.
Displasia, no contexto da saúde, é um termo generalista utilizado para designar a ocorrência de anomalias relacionadas ao desenvolvimento de um órgão ou tecido, intimamente relacionadas a leitura do código genético.
Tumor, palavra em latim para inchaço, um dos sinais cardinais de inflamação) originalmente significava qualquer forma de inchaço, neoplástico ou não.
Uma neoplasma pode ser benigno, potencialmente maligno (pré-câncer), ou maligno (câncer).
As principais causas para a ocorrência de neoplasia maligna é danos ao DNA, o dano ao DNA é muito comum e ocorre naturalmente, por conta da criaçao erronea de uma proteina da célula durante a leitura do DNA. No entanto também ocorrem danos adicionais no DNA que podem resultar da exposição a agentes exógenos, um exemplo clássico para é a fumaça produzida pela queima do tabaco.
Foram avaliados 2032 registros de exames citológicos provenientes do Setor de Patologia Animal/UFPI, durante o período 2008