Resumo O Capote
O conto de um trata-se de passageiro simples trabalhador, acostumado e viciado em uma única tarefa repetitiva de copiar documentos. Todo dia leva trabalho para casa e não se cansa de fazer o que faz. Na verdade sente prazer nisso e somente nisso, chegando até a recusar um serviço de melhor . Preso em sua rotina diária é alienado do mundo em que vive, sem contato com ninguém .
Mas essa rotina para quando seu capote, já velho e todo remendado é dado como sem conserto.
O alfaiate que se chamava Petrovitch que então fazia milagres para cobrir furos e remendos e sobretudo convence o seu habitual cliente Akaki Akakiévitch de que aquela peça não mais teria conserto.
Eis então que o dilema na vida da personagem passa a ser enconomizar para conseguir comprar um novo capote, que na verdade será fabricado por ninguém menos que o seu alfaiate Petrovitch . Mas para tanto, de dinheiro é preciso e eis que o cliente não possui toda a quantia necessária. Ganhando pouco para os padrões da época ele se submete a uma rotina de economiza cada centavo que pode, parando até mesmo de levar serviço para casa, afim de economizar nas velas.
Mas como todo sacrifício tem um fim o de Akaki Akakiévitch também chega. Após alguns meses e um bonus de Natal que seu patrão deu mais gordo que o normal ele compra finalmente seu capote novo. E na Rússia, durante o inverno as temperaturas chegam frequentemente abaixo de zero e que um capote além de uma peça ornamental é também uma proteção contra o vento e o frio. Proteção essa que até então nosso personagem desconhecia, devido ao estado do seu capote antigo, que foi guardado .
Já de posse do seu capote novo, todos os seus colegas o parabenizam, não só pelo capote novo mas pelo que ele representa, que é uma mudança nos hábitos tão rotineiros e consagrados. A exaltação dos seus colegas é tanta que uma festa é oferecida em seu nome, na casa de um dos sub-chefes. Sendo assim, de posse do seu novo