resumo do livro o capote
Turma
Expansão Marítima Europeia
Em relação a expansão marítima europeia identifique:
A)Quais foram os motivos que levaram a expansão, explique-os;
B)Quais foram as principais inovações técnicas, econômicas e geográficas que propiciaram a expansão marítima;
C)Quais foram as principais consequências políticas, econômicas e sociais da expansão marítima europeia.
Respostas:
A) As Expansões Marítimas eram caras e nenhum comerciante rico era capaz de se embrenhar pelos mares sem recursos do rei. A figura do monarca era essencial para este empreendimento, pois ele conseguia captar recursos públicos de toda a nação para investir em embarcações mais resistentes. Foram criadas as primeiras bússolas e astrolábios para que os embarcadores pudessem se orientar. Um importante avanço foi o surgimento da primeira caravela, que tornava possível longas viagens marítimas.
A primeira nação europeia a realizar uma expansão marítima foi Portugal, graças a sua consolidação como Estado bem organizado militarmente e independência das demais nações do continente. Com o poder centralizado nas mãos do rei Dom João I, os portugueses começaram a enviar as primeiras embarcações marítimas, na busca dos produtos das Índias. Nessas empreitadas, acabou descobrindo outros territórios e novas possibilidades de atingir seus interesses.
Outro país que teve acentuada importância na Expansão Marítima foi a Espanha que, junto com Portugal, investiu na colonização dessas novas terras exploradas.
B) As principais inovações tecnológicas que proporcionaram a expansão marítima foram, por um lado, a bússola, o astrolábio e a caravela, que possibilitaram aos europeus ir mais longe em mares desconhecidos, e, por outro, os canhões e a pólvora, que possibilitaram a conquista de terras em outros continentes. Embora, muitos desses equipamentos já fossem utilizados por outros povos, foram aperfeiçoados e adaptados pelos portugueses à navegação marítima.
C)Como