ANALISE DO DISCURSO E SUAS IMPLICAÇÕES ETICAS NA POLITICA PRESIDENCIALISTA BRASILEIRA
RESUMO: Este artigo trata de análise de discurso político e de seus desdobramentos éticos. Averigua os limites da teoria de campo e da teoria da ação. Trabalha com o caso brasileiro, em especial da presidência, que se inicia com Lula e segue com Dilma, do Partido dos Trabalhadores. As analises científicas, como a de campo, historicamente se separam das análises éticas, contudo a ética é parte fundamental da política. Por outro lado o Brasil parte de uma tradição patrimonial, o que impede uma análise ajustada à teoria clássica da ação. Novas formas de mídia sobre os comportamentos dos agentes e suas estratégias de campo são necessárias para criar espaço à democracia.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso Politico, Ética e Mídia.
ABSTRACT: This paper aims to analyse the political discourse and its ethic consequences. It investigates the limits of field theory and the action theory. It works with the Brazilian case, particularly the presidency, which begins with Lula e proceeds with Dilma, from the workers party. The scientific analyses, such as the field ones, drift apart from the ethic ones, historically, athough ethics is a fundamental part of the politics. On the thoer side, Brazil starts from a patrimonial tradition, which prevents an analysis fitting the classical action theory. New forms of media regarding the bechavior of agents and their field strategies are necessary to provide room for democracy.
KEYWORDS: Political Discourse, ethic and Media.
1. INTRODUÇÃO O presente documento pretende ressaltar a mudança de discurso e de alianças políticas do Partido dos Trabalhadores (PT) para chegar e se manter na presidência. Trabalhar com esse tema é um risco pela quantidade de defensores desta mudança, o que ressalta o aculturamento da teoria de campo e a