Dificuldades das MPE's
Algumas questões burocráticas devem ser levadas em consideração pelo pequeno empresário antes de abrir um negócio, tais como, tributação, encargos sociais, impostos e legalização.
Existem impostos a serem pagos pelo lucro presumido ou lucro real, além de, licenças e alvarás com quais as pequenas empresas devem arcar anualmente. Um contador deverá ser contratado para visualizar e viabilizar melhor todas as exigências, assim, tendo mais gastos para a empresa com os serviços prestados do contador.
O Brasil tem uma das mais altas cargas tributárias do mundo, com a arrecadação crescendo sempre em níveis bem superiores à produção de riquezas do país (PIB). No ano de 2012, este percentual ficou em 36,27%. Isso significa dizer que mais de 36% de tudo que é produzido no Brasil é retirado da sociedade sob a forma de tributos, valores estes que são recolhidos aos cofres públicos.
Nós temos uma quantidade enorme de tributos que nos são cobrados. Atualmente, chegamos a sessenta e três, sendo que muitos deles pagamos e não nos damos conta .
Burocracia
A alta burocracia é um dos obstáculos que as pequenas empresas têm de ultrapassar para conseguir apoio e financiamento das instituições públicas em programas de incentivo à inovação.
O excesso de burocracia dificulta a vida do empreendedor brasileiro. Reunir toda a documentação para se abrir uma empresa no Brasil pode levar até 119 dias. Nos casos menos demorados, é possível finalizar todas as etapas em 49 dias, segundo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Grande porcentagem dos empresários brasileiros se queixam de que as exigências são tantas que atrapalham os investimentos, elevam os custos e retiram recursos das atividades produtivas. As obrigações legais, principalmente as relacionadas ao Fisco, em função das mudanças constantes.
Abrir uma empresa, pequena, média ou grande, no Brasil, é como participar de uma gincana. É preciso ter disposição para cumprir cerca de 17