Ciências contábeis
Segundo as diretrizes institucionais, a Atividade de Simulação Profissional e Integrada (ASPI), articula a teoria e a prática nos processos de ensino no cenário em que a educação está inserida atualmente.
A ASPI tem como finalidade o desenvolvimento de habilidades e competências permitindo aos alunos se ingressarem em organizações como profissionais com características empreendedoras. Aptos a delegar, controlar tarefas e atuar no mercado de trabalho, sendo capazes de gerar informações úteis, otimizando os resultados diante dos recursos humanos e financeiros que possuírem, visando o crescimento e o equilíbrio econômico e sistêmico da organização.
A temática proposta para este semestre foi o passivo trabalhista e sua influência nos custos das micro e pequenas empresas (MPE’s). Este estudo tem por objetivo apresentar o que é micro e pequena empresa, sua base fiscal e legal, o que é gestão de risco, o que é e como se forma o passivo trabalhista nas empresas, as principais rotinas dos departamentos pessoais e a influência da gestão para que haja uma redução do passivo trabalhista nas MPE’s.
As MPE’s são fundamentais para o desenvolvimento sócio e econômico, e a emergente geração de emprego do nosso país. De acordo com Feldmann (2011), estas empresas são responsáveis por 56% da empregabilidade no Brasil. Em contrapartida, teem uma dificuldade em ser mais inovadoras, perdendo assim um certo espaço no cenário empresarial do país.
Em uma entrevista concedida ao Portal do Brasil, Silva (2010) deixa claro que o aumento de crédito facilitou e incentivou a manutenção e criação de novas MPE’s. Este fato fez com que as vendas dessas organizações para o governo federal tivesse um aumento de 4,7% do ano de 2003 ao de 2010. Segundo Ele, são as MPE’s que garantem a sustentabilidade do setor empresarial no país.
Feldmann (2011) relata que a taxa de mortalidade das MPE’s no Brasil