Estatistica
APOSTILA DE ESTATÍSTICA
PD DE MATEMÁTICA
SÃO PAULO
2011
ESTATÍSTICA
1. INTRODUÇÃO
A palavra “estatística”, de origem latina, significou por muito tempo “ciência dos negócios do Estado”. Os que governavam, sentindo necessidade de informações, organizavam departamentos que tinham a responsabilidade de fazer essas investigações. As sociedades modernas acumulam grande quantidade de dados numéricos relativos a eventos sociais, econômicos, científicos, esportivos, etc.. Desse modo notamos que o uso da pesquisa é bastante comum nas várias atividades humanas.
Exemplos:
1º) O índice de analfabetismo no Brasil.
2º) A mortalidade infantil no Nordeste brasileiro.
3º) A porcentagem de crianças vacinadas na última campanha de vacinação.
4º) A pesquisa realizada pelas indústrias, entre os consumidores, para o lançamento de um novo produto.
5º) As pesquisas eleitorais, fornecendo elementos para que os candidatos direcionem suas campanhas.
6º) As pesquisas utilizadas pelas emissoras de TV, mostrando a preferência dos espectadores, para organizar sua programação. A realização de uma pesquisa envolve muitas etapas como: a escolha da amostra, a coleta e a organização dos dados, o resumo e a apresentação desses dados, e também a interpretação dos resultados para a obtenção de conclusões e tomada de decisões razoáveis. Todas essas etapas são trabalhadas com métodos científicos pela Estatística. O tratamento estatístico de um conjunto de dados pode envolver dois processos distintos, isto é, a descrição dos dados e o estabelecimento de conclusões sobre a população a partir dos dados obtidos por amostragem. Para tanto, temos:
• Estatística Descritiva: utiliza métodos numéricos e gráficos para mostrar os padrões de comportamento dos dados, para resumir a informação contida nesses dados e para apresentar a informação de forma conveniente,