estatistica I
Histórico
Século XVI: Surgimento das primeiras análises sistemáticas de fatos sociais (batizados, casamentos, etc.), originando as primeiras tabelas e os primeiros números relativos.
Século XVIII: Godofredo Achenwall deu o nome à ciência “Estatística”, definindo seu objetivo de “chegar a conclusões sobre o todo (população), partindo da observação das partes (amostras)”.
A confiabilidade dos resultados X O rigor do Método Estatístico.
Exemplo: Como podemos calcular e descrever a população brasileira?
Definição:
A Estatística é a ciência que se ocupa em coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados, a fim de tomar decisões.
Método: é um meio mais eficaz para atingir determinada meta.
Método Científico
Método Experimental
Método Estatístico
Método Experimental
Consiste em manter constante todas as variáveis, menos uma que aquela que justamente sofre variação para se observar seus efeitos, caso existam. Ex. Estudos de Química, Física,etc.
Método Estatístico
É aquele que diante da impossibilidade de manter as causas constantes admitem todas essas causas presentes, variando-as e registrando essas variações procurando determinar no resultado final que influências cabem a cada uma delas. Ex. Quais as causas que definem o preço de uma mercadoria quando sua oferta diminui.
FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
1ª - Definição do Problema: Consiste em saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar. È o mesmo que definir corretamente o problema;
Planejamento: Consiste em responder às questões do tipo:
Como levantar informações? Que dados deverão ser coletados? Que tipo de levantamento deverá ser utilizado? Censitário ou por amostragem? Qual é o cronograma de atividades? Quais os custos envolvidos? Etc.
2ª - Coleta de Dados:
É o registro sistemático de dados com um objetivo determinado. Quanto à origem dos dados, os mesmos podem ser:
· Dados Primários
São aqueles