estatistica amostra e alguns exemplos
Elementos são retirados ao acaso da população, assim todo elemento da população tem igual probabilidade de ser escolhido para a amostra. Exemplo: em uma escola cada aluno tem um registro com 3 algarismos. O professor tem um conjunto de fichas de 0 a 9. Sorteia uma ficha, anota o número, recoloca a ficha para sorteio e repete o processo mais duas vezes para cada elemento da amostra . outro exemplo seria : uma técnica usada para escolher uma amostra aleatória simples são a técnica da loteria .
O investigador atribui a um numero a cada um dos casos da população escreve-se os números em um papel e dobra e coloca dentro de uma caixa os papeis são misturador e se retira apenas um .
Outro exemplo seria o exame de sangue pois para saber as propriedades de todo o sangue (população) retira-se apenas uma pequena amostra.
Amostra sistemática:
Elementos são retirados da população por algum método. Exemplo: o professor retira da população para compor a amostra os alunos que possuem o algarismo “0” no registro. Exemplo: Suponhamos uma rua contendo novecentos prédios, dos quais desejamos obter uma amostra formada por cinqüenta prédios. Portanto k = 900/50 = 18. Escolhemos aleatoriamente um número de 1 a 18 (inclusive), o qual indicaria o primeiro elemento sorteado para a amostra; os demais elementos seriam periodicamente considerados de 18 em 18. Assim, se o número sorteado fosse o 4, tomaríamos, pelo lado direito da rua, o 4º prédio, o 22º, o 40º etc., até voltarmos ao início da rua, pelo lado esquerdo.
Amostragem Estratificada
É uma técnica utilizada quando a população a ser estudada é heterogênea, deste modo, subdivide-se a população em estratos (sub-populações) que sejam homogêneas dentro de si, e heterogêneas entre si, e aplica-se uma das técnicas de amostragem anteriormente descritas, para retirar-se sub-amostras dentro de cada estrato, de modo que a amostra final seja representativa da população, como um todo (contenha