houston
Nesta missão, supostamente de rotina, - que nem sequer apareceu nos noticiários, pois o público norte-americano já estava acostumado aos vôos espaciais, - as circunstâncias mudaram drasticamente quando um dos tanques do foguete explode e coloca em perigo o suprimento de oxigênio e por isso, a sobrevivência da equipe de astronautas.
No instante em que se escutam as memoráveis palavras "Houston. We have a problem" (Houston, temos um problema), a adrenalina e a emoção se apoderam dos passageiros do Apollo 13, enquanto Ken Mattingly (Gary Sinise) e Gene Kranz (Ed Harris) fazem um esforço heróico para trazer os astronautas sãos e salvos de votla para a Terra.
Apolo 13 vira filme: Houston, temos um problema aqui
A história do resgate da nave que teve problemas em uma de suas missões e que agora vem relatada num filme com Tom Hanks no papel principal. por Heitor Shimizu
Há vinte e cinco anos, essa frase marcou um dos mais dramáticos momentos da história da exploração espacial. Ela vinha da nave Apolo 13, avariada próxima à Lua, com três astronautas a bordo. A mensagem era endereçada ao centro de operações da Nasa, em Houston, nos Estados Unidos. Foi o início da heróica missão de trazer a nave de volta a Terra. A história é contada agora no filme Apollo 13, que estréia este mês com Tom Hanks no papel principal.
Por Heitor Shimizu
Diz a superstição que o número treze traz má sorte. Mas a Nasa, agência espacial do governo americano, não tinha escolha. A nave seguinte à Apolo 12 só poderia mesmo se chamar Apolo 13. Não seria razoável esperar um sinal de superstição por parte daqueles que apenas