Visando a uma Espiritualidade bíblica(James Houston) Relatório de Leitura
Breve Biografia. O Escocês Dr. James Houston, nasceu em Edimburgo, na Grã-Bretanha, em 1922. Os seus primeiros 7 anos foram vividos na Espanha, onde seus pais eram missionários. É um reconhecido estudioso e pioneiro no campo de espiritualidade evangélica. Casado há mais de 50 anos pai de 3 filhos e avô de 9 netos, teve sua educação na Inglaterra nas universidades de Oxford e Edimburgo. Lecionou geografia por 27 anos em Oxford, época em que desenvolveu amizade com C.S. Lewis. Em 1970, fundou o Regent College em Vancouver, Canada, onde lecionou Teologia Espiritual até se aposentar em 2002. Já escreveu mais de 40 livros entre os quais Orar com Deus e Fome da alma e Mentoria Espiritual, lançado pelas editoras Sepal e Textus.
Segundo Houston, o proposito desse capitulo é explorar o que significa a leitura, argumentar que o ato de ler é mais do que a tradução, a interpretação do conteúdo e o reajuntamento dos hiatos.1 Neste capitulo Houston, argumenta sobre a historia e o significado da palavra Hermenêutica, como também o papel do hermeneuta e a configuração da hermenêutica atual.
Por que confirmamos a primazia da palavra? Neste ponto Houston argumenta que a “palavra”, como algo que pode ser transmitida oralmente e depois usada para moldar a vida e comportamento de um povo ocupava o lugar central na vida de Israel. Assim aquele que lê a bíblia pertence a uma tradição de escutar incomparável da revelação que Deus deu na sua palavra, uma tradição de escutar a comunicação de um Deus pessoal. Havendo este alicerce verbal da literatura todas as experiências da raça humana, bem como o seu comportamento, com o registro de como Deus lida com a humanidade: do passado, do presente, do futuro. Para Houston depois da ascensão do espirito secular a partir do século XVII houve uma regressão da linguagem no Ocidente. A