Estanho
O estanho é um metal seu símbolo químico é Sn, de cor branca, bastante maleável e de baixo ponto de fusão. Cristaliza nos sistemas tetragonal (estanho branco), cúbico (estanho cinzento). O único mineral de importância comercial é a cassiterita (SnO2) . (Enciclopédia Mirador).
Figura1: Amostra de estanho.
Fonte: tabela.oxigenio.
Os arqueólogos descobriram que o uso do bronze remonta a 3.500 a 3.200 a.C. Portanto o estanho foi um dos primeiros metais utilizado e modificado pelo homem. Nas antigas civilizações foi aplicado na forma de liga com o cobre (bronze) para fabricar armas e ferramentas, esse período ficou conhecido como Idade do Bronze. (.dnpm.gov.br).
A utilização do estanho pelos povos do Oriente Médio , deve-se provavelmente por que o estanho era um metal muito fácil de se obter vários objetos. (.dnpm.gov.br).
Devido sua grande utilização houve por volta do ano 2.500 a.C uma escassez do metal em determinadas regiões orientais, o que estimulou o comercio rumo a Espanha e “Cassiterides” ou “Ilhas do estanho”. (.dnpm.gov.br).
No Brasil, admite-se, que o início das atividades extrativistas de minerio de estanho seja por volta de 1903, por atividades garimpeiras no municipio de Encruzilhada do Sul (RS). (.dnpm.gov.br).
Figura 2: Amostra de instrumento feito de estanho
FONTE: http://pt.wikibooks.org.
2.OCORRÊNCIAS E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS
O estanho é um elemento químico cujo símbolo é Sn , não ferroso, escasso ocorre muito raramente de forma isolada, pura. Estima-se que em peso com outros elementos químicos formadores da crosta da terra a porcentagem do estanho é muito pequena. (.dnpm.gov.br).
A cassiterita é quimicamente um bióxido de estanho (SnO2), seus teores são variados de 60% a 78,9% de Sn e sua principal característica física é a dureza de 6-7, a densidade de 6,8-7,1 e o brilho adamantino a submetalico . Possui cor castanha ou preta e raramente vermelho, amarelo ou incolor. Na forma metálica é