estampo
2 DEFINÇÃO DA ESPIGA DE ESTAMPO
A espiga de estampo é um elemento de forma cilíndrica e o seu diâmetro, assim como o comprimento, deverá ser de acordo com o furo do martelo já existente na prensa, onde será montado o estampo. Geralmente a espiga é construída com um aço comum 1010 ou 1020; exceto em casos especiais, nunca receberá tratamento.
A espiga deve ser acrescentada um tipo de encaixe, fresado de um lado ou dos dois ou um furo transversal, para que se tenha condições de fixá-lo no cabeçote, se necessário a espiga deve ser travada.
Considerando que a espiga não seja com tratamento térmico, ela por si deve ser robusta para poder resistir ao peso do móvel. Mais o esforço de extração. Assim em uma espiga, sua parte mais fraca é o menor diâmetro. (
3 FUNÇÕES DA ESPIGA DE ESTAMPO
A função da espiga de estampo é fixar a parte móvel do estampo no martelo da prensa é feita aplicando-se um pino roscado, o qual denominaremos de espiga, e é introduzida no furo existente no martelo e, por intermédio de parafusos, fixando o conjunto.
4 TIPOS DE ESPIGA DE ESTAMPO
Outro sistema bastante usa do para peças com pequenas espessuras (torno de décimos de mm) utilizamos espiga do estilo flutuante; mas para este sistema somos obrigados a empregar buchas de esfera.
A montagem da espiga de estampo deverá ser feita no centro de aplicação das forças de corte da peça, ou seja, a força de corte transmitida ao estampo deve-se repartir de cada uma das punções, determinando assim um ponto de aplicação.Para essa contração ser preenchida é necessário calcular o centro da gravidade onde a espiga será montada.
5 CONCLUSÕES
Chegamos à conclusão após