Como Trocar um Estampo
Troca de Estampo
Também chamado de “matriz”, “ferramenta” etc., é o acessório principal da prensa, porque possui o formato da peça a ser conformada. O estampo é um bloco de aço ferramenta, dividido em duas partes. Possui ranhuras, depressões ou saliências que permitem que seja ficado no martelo da prensa. O estampo, por sua vez, possui acessórios, tais como parafusos “prisioneiros”, garras etc. Estes devem estar em perfeito estado de manutenção e conservação. Parafusos com roscas gastas podem não suportar o esforço do estampo e provocar uma tragédia.
OS ACESSÓRIOS QUE SEGURAM OS ESTAMPOS DEVEM ESTAR EM PERFEITO ESTADO DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO.
Há estampos de todos os tipos e dimensões. Desde quilos até mais de 10 toneladas de peso. Por ter esse peso, os cuidados devem ser, também, direcionado para:
Armazenamento;
Manuseio;
Transporte;
Instalação do estampo na prensa.
Exige cuidados especiais porque, ultimamente, muitos acidentes graves têm ocorrido na troca de estampos, até mesmo nas multinacionais de primeira linha.
O PPRPS – Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares diz:
4.1 Matrizes e estampos: Blocos de aço que possuem o formato “negativo” da peça, presos na parte superior e inferior das prensas e equipamentos similares. Devem atender aos seguintes requisitos de segurança:
4.1.1 Ser armazenados em locais próprios e seguros.
4.1.2 Ser fixados à máquina da forma mais segura possível.
4.1.3 Ser dotados de dispositivos destacadores que facilitem a retirada das peças e que não ofereçam risos adicionais ao operador.
4.1.4 Ser construídos de tal forma que evitem a projeção da rebarba sobre o operador.
Tenho absoluta certeza de que muito dos profissionais dirão que são mais perigosos os processos de armazenamento, manuseio, transporte, e a instalação do estampo na empresa do que propriamente a prensa, e isto é uma verdade.
ESTATÍSTICAS MOSTRAM