Boa parte do nosso corpo
Irei falar sobre o são Genes, Cromossomos, DNA, Genoma e suas relações
GENES
Genes são feitos de DNA, contendo em seu segmento uma instrução para que suas células possam produzir proteínas. O conjunto de genes forma uma unidade cromossômica, ou seja, um filamento da molécula de DNA que possui atividade funcional quando o material genético encontra-se na forma filamentosa não compactada em ocasião da liberação de sua expressão regulada por outros genes.
No instante em que a célula está se preparando para entrar em divisão celular (mitose ou meiose), as regiões eucromáticas do cromossomo iniciam sua espiralização.
Dessa forma, os genes são responsáveis por guardar e manifestar o mecanismo que reage o funcionamento dos seres vivos em harmonia com o meio ambiente transmitem hereditariamente todas as características de um organismo, conforme a propagação da espécie.
CROMOSSOMOS
No interior do núcleo de cada célula, o DNA está “enrolado” em torno de proteínas (histonas) e compactado em estruturas chamadas “cromossomos”, cujo formato lembra o de uma letra X. Eles só são visíveis quando a célula vai se dividir.
Normalmente, seres humanos possuem 23 pares de cromossomos, sendo que, em cada um destes pares, metade é herdada da mãe e o outra metade, do pai. Nesse conjunto, existe um par de cromossomos sexuais, que é diferente dos outros, e define o sexo da pessoa (homens têm um cromossomo X e um Y, e mulheres têm dois cromossomos X).
Cromátides-irmãs
A interfase é a preparação da célula para a divisão. É um processo de intensa produção de proteínas, onde ocorre a duplicação do material genético. Os dois braços do cromossomo duplicado permanecem unidos por uma proteína chamada coesina. Estas duas fitas unidas pela coesina são chamadas de cromátides-irmãs, e irão se separar somente na anáfase.