Ditadura Militar
Formado depois do golpe militar entre 1966 e 1967 o líder do grupo era o ex-governador gaúcho Leonel Brizola que mesmo exilado no Chile, conseguiu junto a fidel castro financiamento do governo cubano. Os guerrilheiros tiveram a inspiração de Che Guevara, o grupo baseou-se no parque nacional do Caparaó, no sul de Minas, de difícil acesso, cheio de esconderijos. O grupo não teve o apoio do povo e foram descobertos quando um dos guerrilheiros foi a uma aldeia próxima. Foram levados a um presidio de Linhares de Juiz de fora e foram torturados. Milton de Castro morreu em decorrência. Os militares alegam suicídio. O comandante do Grupo era Amadeu Felipe da Luz Ferreira, um ex-sargento que foi expulso do exercito por resistir ao golpe em 1964.
ALN - Ação Libertadora Nacional
Nasceu da cisão do PCB, a ALN foi a organização de maior expressão e entre os grupos de guerrilha que atuaram entre 1968 e 1973. Sua história está ligada a Carlos Marighela,antigo dirigente do PCB. Propuseram a resistência armada após 1964 e no campo das alianças a troca do binômio burguesia-proletariado pelo proletariado-campesinato. Desde ser nascimento, a ALN estabeleceu fortes laços com cuba. “A ação faz a vanguarda” tornou-se lema central da organização. Passou a realizar grandes operações como o sequestro do embaixador americano no Brasil, junto com o Mr-8.
Biografia de Dilma Rousseff
Dilma Vana Rousseff é uma economista e politica brasileira filiada no partido dos trabalhadores
Nascida de uma família classe media alta, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o golpe militar em 1964.
Juntou-se a um grupo de luta armada contra o regime militar como varias outras passou três anos presa entre 1970 e 1972, primeiramente na operação bandeirante (Oban) onde ela foi torturada. Reconstruiu sua vida no rio grande do sul, onde junto com Carlos Araújo que foi companheiro dela por mais de trinta anos