estamira
Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em alguns grupos) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.
Sistema esquelético:
O esqueleto dos peixes, como a dos outros vertebrados, pode ser dividido em duas partes: esqueleto axial (do grego axon, eixo), constituído pelo crânio e pela coluna vertebral, e esqueleto apendicular, constituído pelos elementos de sustentação das nadadeiras. A coluna vertebral dos peixes é formada por vértebras articuladas, constituídas por uma região central compacta e por um anel dorsal onde se aloja a medula espinhal. As vértebras do tronco apresentam projeções ventrais pontiagudas – as costelas – que envolvem a região abdominal, sustentando a parede do corpo e protegendo os órgãos internos. Na linguagem popular, as costelas nada mais são do que as grandes “espinhas” dos peixes, ligadas à “espinha” central, como é chamada a coluna vertebral. As “espinhas” menores, localizadas perto das nadadeiras, fazem parte do esqueleto apendicular.
Pode ser formado por tecido ósseo ou cartilaginoso. No esqueleto da cabeça, o primeiro arco forma a mandíbula, o segundo é representado pelo hióide e o hiomandibular.
As vértebras são anficélicas. Nos peixes, as extremidades estão representadas pelas nadadeiras pares. Em relação à nadadeira caudal podemos identificar 3 tipos:
· Homocerca - Nadadeira típica dos peixes ósseos. Simétrica externamente e assimétrica internamente.
· Heterocerca - A extremidade da coluna vertebral se dirige para cima, provocando uma assimetria tanto interna como externa. É encontra nos tubarões;
· Dificerca - A coluna vertebral é reta até a extremidade do corpo. As