Estamira dimensoes do filme
Estamira e sua doença.
Estamira passa a sofrer de crises após se decepcionar com os acontecimentos de sua vida se voltando contra Deus. Imaginou um mundo onde ela poderia se encontrar, falava línguas que só ela conseguia entender e ouvia coisas de acordo com o que ela queria. Ela passa a ser tratada com medicamentos que a deixam dopada, fato que a mesma relata com muita insatisfação e consciência de sua situação. Isto é uma critica aos remédios que ela tomava em especial o Diazepan, porque era a única coisa que a médica fazia por ela. Sua filha não deixou a mãe ser internada, falou que não era lugar para ela. Apesar de seu transtorno Estamira muitas vezes é muito lúcida fala sobre a vida com sabedoria, as vezes mistura realidade com o imaginário dela.
Estamira como Mulher.
Estamira é uma mulher marcada pela vida, por todos os sofrimentos que vivenciou desde a infância. Mulher batalhadora e muito sofrida aprendeu a lidar e sobreviver de uma forma mais fria, após a morte de seu pai e os estupros sofridos. Ela é mãe, avó e batalha o tempo todo para sobreviver e ficar firme mesmo diante da difícil vida que leva. Tem muita mágoa do ex- marido apesar de aparentemente sentir algo como amor e raiva por ele, Estamira se mostra uma mulher ferida.
Estamira e a fé.
Ela sofreu muitas decepções em sua vida e acabou perdendo sua fè em Deus, Estamira se coloca como autossuficiente, poderosa. Fala sobre espiritualidade, sobre a morte com naturalidade. Apesar de não acreditar mais em