Estagio
Nomes: Siomara Cândida Leite Silva Série: 6ª A
Curso: Administração
Sala: 09
Matéria: Sociologia e Antropologia em Administração
Professor: Francisco
Data Entrega: 07/12/11
Questão I:
Porque Durkheim afirma que os fatos sociais devem ser tratados como coisas? Relacione essa definição com o caráter exterior e coercitivo que, segundo ele, caracteriza os fatos sociais.
Resposta: Durkheim afirma que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", eis a proposição fundamental de nosso metado, e a que mais tem provocado as contradições e não afirmou que o fato social seja coisas materiais, e sim constituem coisas ao mesmo titulo que ciosas materiais de maneira diferente. Forneceu uma definição potalógica aplicada a cada sociedade em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização deste, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.
Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral tende a tornar-se norma jurídica, pois é preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperação e troca de serviços entre os que participam do trabalho coletivo (preponderância progressiva da solidariedade orgânica).
Com efeito, que é coisa? A coisa si opõe a idéia, se opõe entre si tudo o que conhecemos a partir do exterior e do interior. Coisa é objeto de conhecimento, tudo aquilo que não podemos formular uma nação adequada por simples processo de analise mental.
A sociologia fortaleceu-se graças a Durkheim e seus seguidores. Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social .