Estagio Supervisionado
No inicio do capítulo, é apresentado às diretrizes que o trabalho acadêmico deve seguir. No Brasil, temos a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), órgão oficial que regulamenta e uniformiza as apresentações de trabalhos e outras publicações. Essas normas são importantes para tornarem os trabalhos uniformes, facilitando a leitura e localização das informações.
Em Julho de 2001, a ABNT divulgou a NBR 14724, norma que especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos como teses, dissertações entre outros, visando sua apresentação a instituição. Além desta norma, existem outras que auxiliam com informações importantes para o seu cumprimento.
Esse manual foi publicado com o objetivo de orientar o inicio do estagio supervisionado com um projeto, para que o aluno aprendesse na prática a utilidade da teoria. Depois essa orientação se expandiu para outros tipos de disciplina que necessita de planejamento.
Quando há uma elaboração do projeto antes da redação de um trabalho, o estudante tem autoconfiança e clareza para fazê-lo, é muito importante saber estruturar as atividades a realizar e depois preparar os relatórios.
Estágio: O que é?
Estagio supervisionado é um período de estudos práticos para aprendizagem e experiência que envolve a supervisão, revisão, correção das tarefas realizadas.
Quando o estagio é visto como uma atividade que trará aprendizagem e melhoria no entendimento do ensino, experiências ao aluno referente à sua formação, certamente os resultados serão positivos.
Estagiar é tarefa do aluno e supervisionar é responsabilidade da faculdade, que está representada pelo professor. É responsabilidade do aluno, demonstrar conhecimento da teoria, executar seu trabalho com dignidade, simplicidade, competência, e cumprir o estágio exercendo funções que sejam condizentes com a sua condição de universitário.
A Metodologia Cientifica ajuda na elaboração de