Estagio Movimento Especializado
Matéria: Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Professora: Sabrina
Alunas: Ana Claudia Oliveira Fernanda Belliard Dutra Thiago Bento
Estágios do Movimento Especializado
As habilidades de movimento especializado constituem exercícios maduros de movimento fundamental refinados. Durante a fase especializada, o movimento torna-se uma ferramenta aplicada a uma série de atividades de movimentos complexos.
O desenvolvimento dessas habilidades depende da combinação de condições específicas: a exigência da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do meio de aprendizagem.
Não atingir padrões maduros de movimentos fundamentais tem consequências para conseguir realizar habilidades de movimentos especializados. O domínio das habilidades fundamentais leva a um aprendizado facilitando das habilidades específicas.
Os movimentos fundamentais de pular e saltar, por exemplo, agora podem ser aplicados a atividades de pular corda, dançar e executar saltos triplos (pular-andar-saltar) do atletismo.
Para Gallahue, a fase de desenvolvimento das habilidades motoras especializadas apresenta três estágios:
Estágio de Transição (7 a 8 anos): É caracterizada pelas primeiras tentativas de refinar e associar habilidades de movimento maduro. Contém os mesmos elementos dos movimentos fundamentais, com maior forma, precisão e controle. Essas habilidades de movimento fundamental são refinadas e aplicadas ao jogo, brincadeiras e situações da vida diária. Durante esse estágio o objetivo de pais, professores e técnicos esportivos é fazer com que a criança aumente o controle motor.
Estágio de Aplicação (11 aos 13 anos): O indivíduo torna-se mais consciente de seus dotes e limitações físicas, dirigindo assim seu foco para determinados tipos de esportes, tanto em ambientes competitivos como recreativos. A ênfase está em aprimorar a proficiência. Por exemplo, um garoto com 1,79 m de altura, que