Estagio Matilde
HISTÓRIA – 4º SEMESTRE
MATILDE VIDAL dos santos vieira
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO –
4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Arapongas
2013
MATILDE VIDAL dos santos vieira
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO –
4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Supervisionado – 4º Semestre (100 horas)
Orientador: Adriano Carlos dos Santos Alves
Tutor eletrônico: Ricardo Luis Pinheiro
Tutor de sala: ADRIANO CARLOS DOS SANTOs ALVES
Pólo de Apoio Presencial: Arapongas
Arapongas
2013
1- Resenha de textos
Na breve visão panorâmica acerca dos trabalhos sobre as disciplinas escolares até a década de 1970, há um registro que merece funcionar como alerta para os pesquisadores do ensino de História. É a tendência a enxergar a instituição escolar, as políticas educacionais e o pensamento pedagógico como contextos explicativos privilegiados para os conteúdos e os métodos ensinados nas escolas.
A autora diagnostica este movimento vinculado a uma tradição historiográfica que via o Estado como o centro do processo histórico. Sua afirmação nos pode alertar para análises das disciplinas pautadas principalmente ou apenas nas formulações curriculares, em função dos pressupostos pedagógicos ou de políticas públicas.
O professor estabelece um objetivo e norteia o aluno para se alcançar uma meta, fugindo-se, assim, do reino das abstrações. O autor frisa que ao se trabalhar o ensino de história como uma iniciação ao pensamento histórico, deve-se incentivar o ensino-pesquisa como produção do conhecimento. Os professores devem inserir-se neste processo, já que as indagações dos alunos vão lhes exigir um bom domínio de conhecimentos, e isso requer pesquisa docente de ordem bibliográfica de documentos apropriados.
Por conseguinte,