PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL
Falar de psicologia hospitalar é falar de Matilde Neder e Bellkiss Wilma Romano Lamosa.
Matilde
Mathilde Neder destacou-se pela sua atuação em Psicologia hospitalar, psicoterapia breve, psicoterapia familiar e psicossomática. Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, em 1946, Mathilde especializou-se, pela mesma universidade, em Psicologia educacional, Sociologia educacional, Administração escolar, Pedagogia e Psicologia clínica.
Bellkiss
Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atualmente é diretora técnica de serviço nível II da USP e coordenador do curso de Psicologia das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, SP. Atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, qualidade de vida, psicologia clínica, psicologia hospitalar e cardiologia.
Linha do tempo
1954. Matilde Neder dá início à Psicologia Hospitalar no Brasil desenvolvendo uma atividade na Clínica Ortopédica e Traumatológica da USP.
1974. Bellkiss Wilma é convidada para a organização e implantação do serviço de psicologia do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP. 1976. A PUC – SP oferece aos alunos de graduação em Psicologia o curso Atuação do Psicólogo em Hospital, sob responsabilidade de Bellkiss Wilma Romano Lamosa. Este foi o primeiro curso de Psicologia Hospitalar dentro de um programa de graduação em Psicologia.
1979. Regina D’Aquino cria através do Instituto Transpessoal, em Brasília, um trabalho integrado com a família e a equipe medica junto ao paciente terminal.
1981. O Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo oferece aos alunos graduação em Psicologia o curso de especialização Psicologia Hospitalar. Este foi o primeiro curso de especialização em Psicologia Hospitalar.
1984. É criado o Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, sob responsabilidade de Bellkiss Romano.
1987. É criada a Divisão de Psicologia do