estagiaria
ALUNOS:
Wanderson Nunes: 201101153458
Maria Fernanda Esteves Nunes: 201101194707
Objetivo:
Verificar a influencia da concentração no deslocamento de um equilíbrio químico. Demonstrar a reversibilidade das reações químicas.
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Processos reversíveis são quando os reagentes e produtos da reação são consumidos e produzidos ao mesmo tempo. Todas essas reações reversíveis após certo intervalo de tempo chegam a um estado de equilíbrio químico. Neste estado, a composição da mistura em equilíbrio permanece constante. Certos equilíbrios gasosos exigem temperatura e pressão constante. Alem disso, se as condições (temperatura e pressão) permanecerem constantes, pode-se atingir o mesmo estado de equilíbrio em qualquer direção de uma dada reação reversível. No estado de equilíbrio, as duas reações que se opõem ocorrem com a mesma velocidade e o sistema está em um estado de equilíbrio dinâmico.
A composição de um dado equilíbrio pode ser alterada mudando-se as condições em que está o sistema. Segundo o princípio de Le Chatelier-Braun, se uma restrição é aplicada a um sistema em equilíbrio, este se ajustará pra anular o efeito da restrição. Estas modificações podem ser de acordo com a concentração de reagentes e produtos, pressão, temperatura e presença de catalisador. Estas modificações podem beneficiar a reação em um dos sentidos (direto ou inverso). Chamamos estas perturbações de deslocamento do equilíbrio. Deslocamento do Equilíbrio é toda e qualquer alteração da velocidade da reação direta ou da reação inversa, causando modificações nas concentrações das substâncias e levando o sistema a um novo estado de equilíbrio químico.
PARTE 2
1. REAGENTES:
Solução 0,l Mol/l de K2CrO4;
Solução 0,l Mol/l de K2Cr2O7;
Solução l Mol/l de NaOH;
Solução 1 Mol/l de HCl;
Soluções 0,l Mol/l, Ba(NO3)2
2. MATERIAIS:
Micro pipeta
Tubos de ensaio pequenos
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1
a) Enumeramos 4 tubos de