estagiaria
O método de Wenner tem como princípio a colocação de quatro hastes de cobre com 50cm de comprimento e com diâmetro entre 10 a 15mm, espaçadas igualmente em uma linha que atravessa parte do terreno onde se pretende medir a resistividade do solo (ρ).
As hastes de cobre ser colocados em linha, respeitando escrupulosamente a distância (e) entre eles, que deverá ser constante. E as hastes também deverão ser colocadas em uma sequência correta, caso não sejam respeitados essas duas condições, as leituras obtidas poderão estar incorretas.
2. MEDIÇÃO PELO MÉTODO WENNER
Fig. 1 – Montagem e formulas do método de Wenner. Onde a é o espaçamento entre as barras e b é a profundidade das hastes no solo.
A corrente de teste será aplicada em C1 e C2 (retorno efetuado pelo interior do solo). Essa corrente que irá circular pelo interior do solo causa uma diferença de potencial nas hastes P1 e P2, essa diferença de potencial será lida pelo equipamento como uma tenção Ux, dividindo essa tenção Ux pela corrente Ix que está a ser aplicada por C1 ou C2, obtém-se uma resistência de terra (Rt).
A resistividade do solo será então da forma: ρ=2*π*e*Rt Deve ser feita diversas leituras para vários espaçamentos e com as astes sempre alinhadas.
2.1 CUIDADOS NA MEDIÇÃO
• As hastes devem estar alinhadas.
• As hastes devem estar igualmente alinhadas.
• As hastes devem estar cravadas no solo a uma mesma profundidade.
• A condição do solo (seco, úmido, etc.) durante a medição deve ser anotada.
• Não deve ser feita medições em sob condições atmosféricas adversas, tendo em vista a possibilidade de raios.
• Não deixar que animais ou pessoas estranhas se aproximem do local.
2.2 Espaçamento das hastes
Para uma determinada direção deve ser usado os seguintes espaçamentos
Espaçamento
a(m) Leitura
R(Ω) Calculado ρ (Ω.m)
1
2
4
6
8
16
32
Tabela 1 – Espaçamentos Recomendados.
2.2 DIREÇÕES A SEREM MEDIDAS
O número de direções em