Comuna de Paris
Em 1870, ocorreu a guerra franco-prussiana, na qual a França fora derrotada pela Alemanha. A Alemanha ainda não era um estado formado, era dividida em estados autônomos : Saxônia, Baviera, Hanôver, Baden, Turíngia, Renânia, Westfália, entre outros, destacando o forte estado da Prússia. Na França, a derrota significou um colapso no regime imperial. A derrota francesa na guerra envergonhou os franceses, e o acordo de armistício humilhou o país. A guerra agravou a crise econômica no país, este cenário gerou um movimento social dos operários parisienses, conhecido como Comuna de Paris. Quando o governo francês tentou desarmar a população de Paris, obedecendo as condições de armistício assinado com os alemães, os operários franceses se revoltaram, tomaram o poder em Paris, e obtiveram o apoio a Guarda Nacional, em 18 de março de 1871. Por dois meses, Paris foi administrada pelo Comitê Central Revolucionário.
Em 26 de março de 1871, realizaram-se eleições para escolher os membros do Conselho Comunal. A Comuna de Paris decretou a separação entre Estado e Igreja, o fim do trabalho noturno nas padarias e a reabertura das fábricas. Isolada e cercada, a Comuna se enfraqueceu, o combate se desenrolou até o mês de maio. Foram vencidos todos os operários, depois de 72 dias no poder da cidade.
Em 1870, ocorreu a guerra franco-prussiana, na qual a França fora derrotada pela Alemanha. A Alemanha ainda não era um estado formado, era dividida em estados autônomos : Saxônia, Baviera, Hanôver, Baden, Turíngia, Renânia, Westfália, entre outros, destacando o forte estado da Prússia.
Na França, a derrota significou um colapso no regime imperial. A derrota francesa na guerra envergonhou os franceses, e o acordo de armistício humilhou o país. A guerra agravou a crise econômica no país, este cenário gerou um movimento social dos operários parisienses, conhecido como Comuna de Paris.
Quando o governo francês tentou desarmar a população de Paris, obedecendo as condições