Estado
1) Conceito
2) Origem da palavra
3) Origem do Estado
4) Formação do Estado
5) Evolução Histórica
6) Elementos constitutivos do Estado
CONCEITO
Para se compreender o conceito de Estado, deve-se ter em mente o conceito de sociedade e suas características, pois a seu modo o Estado nada mais é do que uma sociedade organizada política e juridicamente, visando o bem estar social, possuindo poder determinado e próprio, com território determinado.
( Deve-se lembrar que não há um conceito-definição uniformemente aceito.
Darcy Azambuja[1]: "É a organização político-jurídica de uma sociedade para realizar o bem público, com governo próprio e território determinado".
Dalmo de A. Dallari[2]: “Todas as sociedades políticas que, com autoridade superior, fixam as regras de convivência de seus membros".
Para Sahid Maluf[3]: "Estado é o órgão executor da soberania nacional”
John W. Burgess (Sahid Maluf)[4] : “Estado é uma parte especial da humanidade considerada como unidade organizada".
Thomaz M. Cooley (Sahid Maluf)[5]: “Estado é uma sociedade de homens unidos para o fim de promover o seu interesse e segurança mútua, por meio da conjugação de todas as suas forças”.
Clóvis Beviláqua (Sahid Maluf)[6]: "Estado é um agrupamento humano, estabelecido em determinado território e submetido a um poder soberano que lhe dá unidade orgânica”.
Kant (R. A. AMARAL VIANA)[7]: “reunião de uma multidão de homens vivendo sob as leis do Direito”.
Marx (R. A. AMARAL VIANA)[8]: “O estado é o poder organizado de uma classe para a opressão de uma outra, isto é o poder de opressão da classe exploradora (detentora do capital) sobre as massas exploradas, fornecedoras de mão-de-obra para acumulação da riqueza (via mais-valia) da classe exploradora".
Oppenheimer (R. A. AMARAL VIANA)[9] : “aquela instituição social que um grupo vitorioso impõe a um grupo vencido, com o único fim de organizar o domínio do primeiro sobre o segundo e resguardar-se