Processos administrativos
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS
ETAPA 1 PASSO 1
RELATÓRIO
INTRODUÇÃO
Em toda execução de uma atividade, seja ela qual for, devemos utilizar o planejamento, considerando o prazo a ser realizado que poderá ser longo ou até mesmo o do dia de trabalho. Planejamento é uma das principais ferramentas dentro de uma organização e possibilita desenvolver uma nova realidade, um caminho para o futuro que poderá levar a resultados extraordinários e, consequentemente, mais próximos do esperado. Vamos definir através dos argumentos de dois de autores e abordar de maneira clara os níveis de planejamento que são três: Estratégico, Tático e Operacional.
DESENVOLVIMENTO
No livro “Administração: teoria, processo e prática” o autor Idalberto Chiavenato, define Planejamento como uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. Já no livro do autor Samuel C. Certo, “Administração moderna” com uma definição semelhante, diz que: Planejamento é um processo de determinar como a organização pode chegar onde deseja e o que fará para executar seus objetivos. Portanto planejar para o futuro é o primeiro passo para alcançar as mudanças de uma maneira positiva e proposital.
Há três tipos de planejamento, a saber:
1. Planejamento estratégico
É o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. É projetado para o longo prazo que se estende aproximadamente de três a cinco anos no futuro, envolve a empresa como uma totalidade, abrangendo todos os seus recursos e áreas de atividade, é definido pela cúpula da organização e voltado para sua eficácia.
2. Planejamento tático
É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. É projetado para médio prazo, definido como um período de tempo que se estende por período de um ano ou menos numa projeção de futuro. É voltado para a coordenação e integração no