Estado e Subdesenvolvimento
LAURO DE FREITAS – VILAS DO ATLÂNTICO
NOVEMBRO 2012.2
Carlos Cordeiro
Francisneide Santana
Jesquele Romão
Raquel Araújo
Ryan Matos
O ESTADO E O SUBDESENVOLVIMENTO
Trabalho apresentado à Faculdade Apoio – Sistema de Ensino UNIFASS, como pré-requisito para obstenção de aprendizado em Direito, sob orientação dO professor Ubaldino Leite – Ciências Políticas e Teoria Geral do Estado.
LAURO DE FREITAS – VILAS DO ATLÂNTICO
NOVEMBRO 2012.2
OBJETIVO Demonstrar de maneira eficaz e simples o modo como o Estado convive com o subdesenvolvimento, através da observação e apresentação dos fatos decorridos como consequência da história do homem no âmbito social, utilizando assuntos que se relacionem com o tema abordado.
INTRODUÇÃO
O principal objetivo do homem sempre foi conquistar o desenvolvimento, porém, por seu anseio incessável pelo mais, ele se perdeu nessa busca, crescendo em alguns aspectos e ignorando outros aspectos que são fundamentais e deveriam ter sido considerados desde o principio, como a preocupação com o cuidado ambiental, a divisão justa dos bens naturais e a teoria pura do bem comum, teoria essa que, embora seja poética e aparentemente justa, deixa a desejar.
Ironicamente, como consequência de sua busca por desenvolvimento, enquanto se desenvolvia em alguns aspectos, (principalmente para alguns de seus membros), a sociedade subdesenvolveu em outros, gerando grandes impactos negativos na vida de muitos outros indivíduos que também fazem parte do povo, ou seja, indivíduos que fazem parte do Estado. O mesmo Estado que busca e alcança desenvolvimento para uns é o Estado que exclui outros.
Ao longo desse trabalho acadêmico, esses temas serão abordados através de uma busca pelo entendimento dessa realidade, entre o Estado e o Subdesenvolvimento.
O ESTADO E A BUSCA PELO DESENVOLVIMENTO
A maneira mais cabível para explicar o conceito de Estado, é defini-lo