Celso Furtado 1
Nascido em Pombal, sertão paraibano
“Eu venho de um mundo que me parecia catastrófico. Pombal é das cidades mais ásperas do sertão. Região seca, de homens secos. Muito menino, eu olhava pela fresta da janela a chegada dos cangaceiros.”
Chega ao Rio de Janeiro em 1939
Ingressa em 1940 na Faculdade de Direito e na carreira jornalística
Em 1943 entra, por concurso, para o funcionalismo público federal, nos quadros do DASP (Departamento Administrativo do
Serviço Público, criado nas diretrizes do Estado Novo e responsável pela organização e profissionalização da carreira de servidor público) http://www.pensamentoeconomico.ecn.br/economistas/celso_furtado.html http://www.centrocelsofurtado.org.br/ “Celso Furtado. Formação econômica do Brasil” por Francisco Oliveira em Introdução ao Brasil. Um banquete no Trópico (organização Lourenço Dantas Motta)
Interpretações do Brasil
Celso Furtado (1920-2004)
Se diploma em Direito em 1944 e é convocado pela Força
Expedicionária Brasileira (FEB) e vai para a Itália
Em 1945, quando retorna da 2ª Guerra, opta por ser economista, ao invés de advogado.
“Meu primeiro interesse foi a ciência política. Daí fui para as ciências sociais em geral, e daí é que fui para a economia. Se você não tem idéias claras e evidentes sobre a economia na sociedade, fica sempre um pouco no superficial. Para entender a vida da sociedade é preciso saber como é que se mata a fome, primeiro. No último ano de faculdade, já estava mesmo quase que só com a economia. Já tinha me desinteressado pelo direito, que me parecia ser algo para legitimar o que existia.”
Em 1946 ingressa em um doutorado em Economia na
Universidade de Paris-Sorbonne, onde se doutora em 1948 e retorna ao Brasil para integrar o quadro de economistas da FGV e colaborar na revista Conjuntura Econômica
Interpretações do Brasil
Celso Furtado (1920-2004)
Em 1949 integra-se à recém-criada Comissão Econômica para a
América Latina (CEPAL), órgão das Nações