Estado para Marx
Como sabemos Karl Marx é um pensador que estudou a revolução industrial, portanto, o seu pensamento de estado tem haver com um pensamento capitalista, onde o estado favorece a burguesia que possui o capital, sendo assim é o dominante em relação aos trabalhadores. Ele acredita que esse tipo de Estado sustenta a divisão de classes socias. A diferança social existe por conta desse estado capitalista. Ele defende também que o estado está do lado da classe dominante.
Para durkheim o estado existe para ajudar a sociedade, é visto de forma positiva, ele vai cuidar dos interesses coletivos, todas as instituições públicas que são gerenciadas pelos estados são exemplos desse "cuidado". O estado existe para cuidar da moral da sociedade, para garantir a vida em socidade.
Já para weber o estado tem o poder de organizar as dominações, pois ele acredita que um homem tem o dominio sobre o outro, esse "poder de organização" pode ser visto nas leis que o estado põe em vigor, a admisnistração das instituições públicas. Ele acredita que para essa dominação existir é necessário que o povo aceite ser dominado.
2) Apresente um exemplo da REALIDADE, que demonstra a visão de cada autor sobre o ESTADO. Um exemplo da realidade do estado na concepção de Karl Marx pode ser os EUA, um classico país capitalista, onde podemos ver que ele exerce dominação e poder sobre os outros países, ele se destaca não só na questão interna, mas no âmbito inernacional.
O estado de Durkheim, é um estado mais socialista, que visa o coletivo, um exemplo pode ser Cuba, um país socialista que visa o melhor da educação e saúde pública.
Os países na época do feudalismo, podem ser um exemplo desse estado de dominação de Weber, pois existia um "Senhor" que comandava e criava leis, e a população aceitava ser dominada. Entra mais na dominação legítima do tipo tradicional.
3) Qual dos autores clássicos