estado novo
Nas decadas de 1920 e 1930 surgiram rígidas crenças ideológicas do que deveria ser o homem novo , o papel do Estado e a boa sociedade.
A primeira GM mostrando a fragilidade da ordem internacional e a união soviética criava um novo ordenamento politico .
A direita e a esquerda tinham em comum ( ler o slide ).
O liberalismo não ficou imune disso , já que foi influenciado por Keynes , que depois da crise de 1929, ensinava que o Estado podia e devia intervir no mercado. Porém o liberalismo , seguiu observando o principio das liberdades individuais e da livre iniciativa ..
Enquanto p a direita e Esquerda prevaleciam a ideia do intervencionismo estatal , em termos econômicos e sociais.
Predominou aqui o principio de que o Estado tinha e deveria ter qualidades superiores as dos indivíduos e as da sociedade.
Foi em meio à ideologia que surgiu o Estado novo. Definição (slide)
Também nessa mesma época outras ditaduras pelo mundo receberam esse mesmo nome (slide)
(Slide)O novo aqui representava o ideal politico de encontrar uma via que se afastasse tanto do capitalismo quanto do comunismo, duas doutrinas politicas que, competiam entre si no sentido de oferecer uma nova alternativa politica e econômica para o mundo
Havia em ambas a ambição de corrigir os problemas do capitalismo: desigualdade social , crises , insegurança econômica , conflito de classes e de interesses.
A critica radical à sociedade liberal capitalista era , o cerne das proposta de direita e de esquerda. Mas , se estas concordavam quanto ao diagnostico, divergiam quanto a solução.
A doutrina Marxista identificava-se como uma corrente cientifica e pregava a universalidade dos princípios políticos. – Resumidamente se pregava a revolução proletária, como solução geral para as sociedades capitalistas; relegando a segundo plano as tradições nacionais, postulando o fim da propriedade provada e impunha o modelo de estatização da produção da produção