as instituiçoes sociais
A linguagem como a objetivação da realidade demostra como a criança compreende as noções de realidade e se expressa com a linguagem, O mundo transforma-se num todo orgânico formado por árvores, mesas, telefones. Mas a organização não se restringe à atribuição de nomes, também abrange as relações significativas que se estabelecem entre os objetos e é por meio da linguagem que os papéis desempenhados pelos diversos seres se estabilizam na experiência da criança.
Na infância a interpretação da linguagem vem através de representações, como o momento que o pai aplica um castigo ,naquele momento, o pai que aplica o castigo é o representante desse sistema ; quando a criança voltar a situar-se no mesmo, ou seja, no momento em que repetir o desempenho de um papel identificável, esse papel representará as instituições do sistema moral.
A instituição social possui algumas características principais, como a exterioridade como por exemplo o Estado. As instituições são experimentadas como algo dotado de realidade exterior; em outras palavras, a instituição é alguma coisa situada fora do indivíduo, alguma coisa que de certa maneira se difere da realidade , sentimentos e fantasias do indivíduo.
As instituições são experimentadas como possuidoras de objetividade. Alguma coisa é objetivamente real quando admitem que de fato que a mesma existe, e que existe duma maneira determinada.
A coercitividade na qual as instituições são dotadas de força coercitiva onde o poder essencial que a instituição exerce sobre o indivíduo consiste justamente no fato de que a mesma tem existência objetiva e não pode ser afastada por ele.
As