Biologia celular - células
Série: 1º Período
Curso: Fisioterapia
Disciplina: Biologia Celular
Professor: Valdemar A. Paffaro Junior
INTRODUÇÃO
O presente trabalho faz referencia à célula, seus tipos de organização e sua composição.
O objetivo é introduzir o conhecimento básico da menor porção da matéria viva, indicando algumas de suas características e funções fundamentais.
O que é uma célula? Como o dicionário define, célula é a unidade estrutural e funcional básica dos seres vivos, composta de numerosas partes, sendo as principais a membrana, o citoplasma e o núcleo.
A célula, como unidade única ou como tecido (conjunto de células), forma todo o ser vivo ou parte dele, por isso afirmamos que ela é a unidade estrutural dos seres vivos. Além disso, ela tem tudo que um ser vivo necessita para realizar suas funções, como nutrição, produção de energia e reprodução.
Dizemos que todos os seres vivos são formados por células, com exceção dos vírus, que embora sejam acelulares, dependem dela para a sua multiplicação.
Há classificações distintas para a célula. De acordo com o número existente, elas são classificadas como unicelulares, como as bactérias, protozoários e leveduras, por exemplo, ou pluricelulares, como os seres vivos. Além do critério “número”, há também a classificação quanto a sua organização estrutural em que elas são divididas entre procariontes e eucariontes.
Células Procarióticas
As células procarióticas ou procariontes apresentam organização simples, ou seja, não possui carioteca, responsável por separar seu conteúdo do núcleo celular, e não possui também organelas membranosas, como o retículo endoplasmático, complexo de Golgi e mitocôndria, por exemplo.
A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais como as bactérias e cianofitas, mais conhecidas como cianobactérias ou algas azuis, que em muitos