Biologia celular - morfologia dos tecidos e células
Escola de Saúde
Curso de Fisioterapia 1 ° período turma U - noturno
Tamara Palmeira da Silva
MORFOLOGIA DOS TECIDOS E CÉLULAS
Curitiba
2013
Tecido Muscular
- Esquelético: Os esqueléticos que formam a Carne do corpo, tracionam os ossos nos movimentos voluntários.
- Lisos : Os lisos dispõem-se em camadas dentro de orgãos, por exemplo, nos intestinos
- Cardíaco: O cardíaco, exclusivo do coração , nunca se cansa no trabalho de bombear sangue para o corpo
Células :
Tecido Epitelial
- Epitélio Simples Pavimentoso: Tecido monoestratificado, ou seja, formado por apenas uma camada de células, com morfologia achatada (pavimentoso). Tipo fisiológico dos alvéolos pulmonares, permitindo as trocas gasosas (hematose pulmonar) e revestimento dos delgados vasos sanguíneos.
- Epitélio Simples Cuboide: Formado por uma única camada de células, sendo, portanto, monoestratificado, apresentando formato cúbico. Desempenha importante fisiologia seletiva quanto à absorção e secreção nos túbulos do sistema renal.
- Epitélio Simples Prismático: Também é um tecido monoestratificado, com uma camada de células alongadas (prismáticas) e bem organizadas, pode conter glândulas mucosas unicelulares entremeadas. É um tecido típico de órgãos digestivos: estômago e intestino, apresentando vilosidades, aumentando substancialmente a superfície de absorção.
- Epitélio Pseudoestratificado Pavimentoso: Formado por uma única camada de células com alturas diferentes, dispostas de forma desorganizada, dando a impressão de duas camadas. É comum na cavidade nasal, traqueia e brônquios, onde associadas a estruturas anexas (cílios e glândulas mucosas) atuam na retenção e transporte de micro-organismos e partículas indesejáveis para o exterior do organismo.
- Epitélio Estratificado Pavimentoso: Tecido pluriestratificado (formado por duas ou mais camadas de células), com morfologia achatada, pode conter na