Estado novo
Design da Luz
Análise comparativa entre duas fontes de luz: LED vs Tradicionais
Sérgio André da Costa Dias - 2009/177
19 De Dezembro de 2012
Mestrado em Design de Produção de Ambientes
Introdução
Nesta unidade curricular foi-nos proposta uma análise de três fontes de luz, duas convencionais e uma LED. De forma a fazer comparações coerentes e extrair informação útil para projectos futuros.
Para tal as fontes de luz são o mais semelhante possível, no que toca a valores do fluxo luminoso e temperatura de cor. Sendo os outros factores distintos (ou não), que vão servir de pontos de convergência e/ou divergência.
As lâmpadas seleccionadas para esta análise foram: o halogéneo, fluorescente compacta e o módulo LED.
Ao longo da análise será possível averiguar cada caso em concreto e no fim tirar elações pretinentes, como o custo de aquisição, o investimento a médio-longo prazo e os espaços onde devemos/podemos utilizar estas fontes de luz. O que é a luz?
A luz faz parte do espectro electromagnetico que é precepcionado pelos olhos. O espectro que conseguimos observar varia no intervalo entre os [350; 750] nanómetros.
(Zumtobel;2004; pág.3)
Fluxo Luminoso
Este é descrito pela quantidade de luz emitida pela nossa lâmpada em todas as direcções. A grandeza que o representa é o lumen (lm), para calcular a eficácia luminosa da nossa fonte de luz devemos calcular a razão entre o valor dos lumens pelos watts de potência (lm/w).
(Zumtobel;2004; pág.4)
Intensidade Luminosa
Esta caracteriza-se pela quantidade de luz que é emitida numa direcção concreta. A grandeza que a representa é a candela (cd).
(Zumtobel;2004; pág.5)
Iluminância
A iluminancia é a quantidade de fluxo luminoso que chega à superfìcie que queremos iluminar. A unidade é o lux.
(Zumtobel;2004; pág.5)
Luminância
A luminancia é o único parâmetro básico da luz que é perceptível pelo olho humano. Este especifíca a quantidade de luz