Estado na perspectiva democratico
O estado democrático surgiu para
Para uma melhor compreensão sobre o Estado Democrático de é necessário fazer um breve relato sobre o Estado, desde o seu surgimento, passando por suas transformações até chegar ao Estado que o Brasil adota na Constituição Federal de 19881.
Para uma melhor compreensão sobre o Estado Democrático é necessário fazer um breve relato sobre o Estado, desde o seu surgimento, passando por suas transformações até chegar aos dias de hoje.
Segundo o autor Gilberto Cotrim, nem sempre o estado existiu, diversas comunidades, do passado e do presente, organizaram-se sem ele. Nelas não havia classes sociais e as funções políticas eram distribuídas pelo conjunto dos membros da comunidade.
Com o aprofundamento da divisão social do trabalho, certas funções político-administrativas foram assumidas por um grupo separado de pessoas, esse grupo passou a deter o poder de impor normas a vida coletiva. Assim surgiu o governo, por meio do qual foi se desenvolvendo o Estado.
Para o pensamento liberal a função do Estado é agir como mediador dos conflitos entre diversos grupos sócios. O Estado deve promover a conciliação dos grupos rivais para alcançarem a harmonia preservando os interesses do bem comum.
Para o pensamento marxista o Estado não é um simples mediador das lutas da classe. É uma instituição que interfere nessa luta de modo parcial, quase sempre tomando partido da classe dominante, assim a função do Estado é garantir o domínio da