Estado, Mercado e Governo
QUESTÃO 01: Explique a dinâmica pendular das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.
Tal dinâmica consiste nos movimentos pendulares realizados pelas sociedades capitalistas para se ajustarem às circunstâncias e necessidades do momento, ora tendendo a buscar uma intervenção estatal, ora visando apoiar-se no mercado na busca pelo desenvolvimento. Denomina-se pendular exatamente por tais movimentos serem idênticos ao de um pêndulo, tendo a sociedade como figura central, o Estado no extremo à esquerda, e o mercado à extrema direita.
A oscilação e mudança de direção ocorre no momento em que o pêndulo chega a um dos extremos(ponto máximo), e a referência em questão(Estado ou mercado) mostra-se incapaz de estimular o desenvolvimento econômico da sociedade.
Quando chega-se ao ponto máximo esquerdo, o Estado não demonstra a mesma força para alavancar o crescimento, e então inicia-se o movimento para a direita, visando uma diminuição do intervencionismo estatal e uma maior atuação do mercado.
Movimento oposto ocorre quando é alcançada a extrema direita. Nessa situação, o mercado mostra suas falhas, e tem início o movimento para a direita, a fim de promover o intervencionismo estatal e propiciar o reaquecimento da economia.
Exemplo que ilustra bem a chegada do pêndulo à extrema direita foi a crise das subprimes no Estados Unidos em 2008, que afetou o mundo todo. Até então, o mercado estava regulando a si próprio (liberalismo), e a intervenção estatal era mínima, porém em virtude desse contexto ocorreu a bolha imobiliária que culminou na crise no mundo todo. Diante de tal situação, o movimento pendular deslocou-se para a esquerda, a fim de uma maior intervenção estatal para regular novamente a economia e possibilitar uma retomada dos investimentos.
QUESTÃO 02: Explique a dinâmica espiral das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.
A dinâmica espiral caracteriza-se por acrescentar outra variável ao estudos dos