Engenharia da Produção
1 – Analise a historia da Engenharia e elabore sua trajetória.
É possível afirmar que a origem da engenharia remonta à evolução da humanidade, desde que o homem começou a dar formas aos objetos e utilizálos para determinados fins, usando como princípios básicos o domínio do fogo, o polimento das pedras, a aplicação da alavanca, dentre outros.
Que teve grandes obras, como as pirâmides, por exemplo, nas quais foram empregadas as técnicas desenvolvidas até aquele momento e que eram tidas como um presente dos deuses ou privilégios de poucas pessoas. A fundição dos metais, a invenção da roda, a utilização do papiro para a escrita, o sistema subterrâneo de abastecimento de água em Jerusalém são algumas das inúmeras descobertas e invenções realizadas posteriormente e que, apesar de serem avanços tecnológicos rudimentares, contribuíram muito para a transformação das antigas sociedades rurais (patriarcais) para modelo mais evoluído de cidades governadas.
Um importante marco na história e que quebrou o paradigma do desenvolvimento da técnica pelo empirismo, além de ter contribuído para a disseminação da ciência, foi a mecanização do processo de impressão, desenvolvido por Johannes Glensfleisch Gutenberg, por volta do ano de 1450.
A Engenharia, tal como a conhecemos nos dias atuais, desenvolveu-se e tornou-se mais notória a partir da Revolução Industrial.
Teve seu início no Reino Unido, em meados do século 18, e expandiu-se pelo mundo no século seguinte, trazendo consigo um grande avanço econômico e social.
2 – Com base na elaboração da trajetória, identifique o principal marco que deu origem ao nascimento da engenharia de produção.
No período de 1880 a 1920, vários estudos abordam a temática da busca da eficiência na produção. Dentre os diversos trabalhos, destacam-se os estudos de Frederick W. Taylor (1856-1915). Em particular, a publicação da sua obra Princípios da Administração Científica constitui um marco no