Estado Herdado e Estado Necessario
O estado Herdado vem do período militar (1964-1985) de um Estado que associava patrimonialismo e autoritarismo com clientelismo. Este período foi marcado também pelo estilo centralizador com caráter demagógico e manipulador e foi praticamente desativado no período neoliberalismo, por não estar preparado para atender às demandas da sociedade. O estado necessário é entendido capaz não apenas de atender àquelas demandas mas fazer emergir e satisfazer as demandas da maioria da população e projetar o pais numa rota civilizatória superior.
2. De que forma é possível de alcançar o “Estado Necessário”? E qual o papel do PEG nesse processo?
O estado necessário pode ser alcançado com uma proposta de implementação de mudanças na capacitação de seus quadros e formação de gestores que dominem aspectos teóricos e práticos de processos de elaboração de políticas públicas e utilizá-los como ferramentas na mudança social e econômica de maneira eficiente e eficaz no uso de recursos públicos. O papel do Peg é ser um instrumento usado para a transformação, inter-relações e implementações de políticas de desenvolvimento social e econômico.
3. De que maneira a democratização política pode levar à transformação do “Estado Necessário” no sentido que almeja a sociedade brasileira?
A democratização política, que se inicia com o final do regime militar, trouxe o aumento da capacidade dos seguimentos marginalizados de veicular seus interesses, por outro lado abre o espaço para a aplicação de ferramentas de organização do estado e políticas públicas através da participação popular indo de encontro a coesão de uma junção de forças para realizar necessidade coletivas de interesse social e econômico.