Planejamento Estratégico Situacional
01 - Diferencie "Estado Herdado" e "Estado Necessário", destacando as principais características de cada um.
R - O Estado Necessário toma como base a abordagem mais adequada para a formação de gestores capazes de realizar as atividades do Planejamento Estratégico Governamental e da análise política, que são desdobramentos das matrizes do conhecimento e caracteriza-se por sua capacidade de fazer emergir e atender às demandas da maioria da população e colocar o país numa rota que leve a estágios superiores de civilização.
No Estado Herdado, os marcos de referência cognitivos dos gestores eramem geral originários de uma dessas duas matrizes que conformavam o repertório de conhecimento formal disponível no âmbito do aparelho de Estado (e também fora dele) para o tratamento das questões do governo.
Suas características são, além das preferências ideológicas, a combinação que o país herdou do período militar, de 1964 a 1985, de um Estado que associava patrimonialismo e autoritarismo com clientelismo, hipertrofia com opacidade, insulamento com intervencionismo, deficitarismo com megalomania.
02 - Como a demanda crescente por direito a cidadania pode interferir na mudança do Estado Herdado para O Estado Necessário ?
R: Os gestores públicos brasileiros, atores centrais do espaço onde ocorre o planejamento Estratégico Governamental (PEG), terão de seguir por muito tempo atuando no interior de um aparelho de "Estado Herdado" que não se encontra preparado para atender as demandas da sociedade quanto a um estilo alternativo de desenvolvimento mais justo e economicamente igualitário e ambientalista sustentável. Transformar o Estado Herdado no sentido da criação do "Estado Necessários" entendido como um estado capaz não apenas de atender as demandas presentes, ms de fazer emergir e satisfazer novas demandas presentes, mas de fazer emergir e satisfazer demandas embutidas nesse estilo alternativo.
03 - Você concorda que a