Estado, governo e mercado
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SEDIS
ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL - EEN
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE
DISCIPLINA: Estado, Governo e Mercado.
Professor: Antônio Sérgio Araújo Fernandes
Aluno: José Erivan da Silva
Questão 03: Qual é a natureza do domínio exercido pelo Estado sobre a sociedade e do uso da coerção física sobre os indivíduos?
A concepção de um contrato social existente no liberalismo representa uma ferramenta táctica de acordo entre os indivíduos, constituindo assim uma proposta de organização social e de governo, onde, os homens abdicam de utilizar da sua força física, confiando ao Estado à garantia do direito a liberdade e propriedade. Dai, cabendo ao Estado o papel de coibidor e repressor de toda prática que favoreça o desrespeito ao direito individual entre as minorias.
A sociedade, para a corrente Marxista, é vista como um conjunto de relações sociais, marcados pela luta de classes, constituídas das relações de produção entre dominantes e dominados. De forma concreta, as classes sociais são identificadas por sua inserção no processo produtivo, elegendo como classes fundamentais de uma sociedade aquelas diretamente ligadas ao modo de produção dominante.
Questão 04: Como são as relações entre maioria e minorias na sociedade e como essas se relacionam com o Estado?
As relações entre maioria e minoria na sociedade se relacionam pela dominação de um pequeno grupo, dotado de uma maior influência econômica e concentrador de riquezas, em desfavor de uma grande maioria; sendo representada, pela elaboração de politicas que visam o favorecimento de grandes produtores e empresas, visando o lucro sobre o lucro e a concentração de riquezas nas mãos de pouco. Perdendo o Estado, neste contexto, o seu papel de balizador social, contradizendo seu valor democrático, e colocando-se a favor de uma pequena minoria em detrimento a vontade da grande massa