Alberto giacometti - vida e obra
ANO LECTIVO 2012 – 2013
ALBERTO GIACOMETTI
VIDA E OBRA
MARIA INÊS CLARA Nº 20121174
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
DOCENTE: MARIA CALADO
INTRODUÇÃO
No âmbito da disciplina de História da Arte Contemporânea, redigi o presente documento, com o objectivo geral de analisar o trabalho artístico de Alberto Giacometti, bem como a sua vida, tendo em conta as suas influências artísticas, o meio e a época histórica em que se inseria.
Escolhi desenvolver este tema, por ser um artista dotado de um estilo próprio e marcante - não é por acaso que é considerado um dos mais importantes do século XX. Para além disso, é de meu interesse explorar e entender um pouco mais sobre ele, dando a conhecer curiosidades e pormenores interessantes, que perfaziam a sua personalidade, influenciando assim todas as suas obras.
Para tal, elaborei uma breve biografia, onde esclareço os dados mais relevantes da vida do artista. Seguidamente, situo Giacometti na Época Contemporânea, bem como nos movimentos artísticos nos quais se inseriu. Finalmente, apresento o seu trabalho artístico e, paralelamente, as técnicas que utilizava e que influências teve naquela época.
BIOGRAFIA
Em 1901, na pequena vila de Borgonovo, região de língua italiana, na Suíça, nasceu Alberto Giacometti, filho do pintor Pós-Impressionista Giovanni Giacometti. Provavelmente por influência do seu pai, começou a desenhar, pintar e esculpir desde tenra idade.
De 1919 a 1920, estudou na École des Beaux-Arts em Geneva e, até 1921, em Itália. Em 1922, com apenas vinte anos, foi viver para Paris, onde estudou no estúdio de Alexander Archipenko e, nos cinco anos seguintes, ingressou na Académie de la Grande Chaumière. Em 1926, instala-se no ateliê da rua Hippolyte-Maindron, onde trabalhou e viveu até à sua morte. Fez a sua primeira exposição individual em 1927, na Galeria Aktuaryus, em Zurique. Alberto passou por um período de inquietação intensa, em que experimentou