ESTADO, GOVERNO E MERCADO
1. Estado Liberal; Estado Liberal designa-se a uma ordem política visando a liberdade e independência da população. Estes, não são submetidos ao poder de ninguém, mas todos igualmente submetidos às leis do estado. Designava organização política que opinava apenas naquilo que fosse necessário para assegurar a liberdade e igualdade a todos. O poder público mantinha a lei da ordem aos cidadãos e podiam dedicar-se aos interesses privados e atividades do mercado. O Estado garantia a segurança por meio das formas armadas nacional, garantindo a defesa e a segurança em todos os sentidos.
2. Estado Socialista; O Estado socialista surgiria após uma revolução inspirada na doutrina marxista-leninista, e suas características são facilmente identificáveis, visto um contraste fortemente com as do Estado Liberal. A primeira característica fundamental do Estado socialista é o controle estatal de todo o processo produtivo. Todas as atividades econômicas encontravam-se sob-rígido controle do Estado. O Estado Socialista reivindicaria a representação dos interesses da maioria, antes oprimida pelos capitalistas. Ainda, toda discordância em relação à sua atuação e à direção do partido comunista iria ser considerada desvio e traição e, como tal, seria punida.
3. Estado de Bem-Estar Social; O Estado de Bem-Estar Social sucede o Estado Liberal, intervindo por meio de políticas públicas no mercado a fim de assegurar aos seus cidadãos um patamar mínimo de igualdade social e um padrão mínimo de bem-estar. Usaria também a força estatal, através de políticas públicas, intervenção nas leis de mercado e garantir a população um patamar mínimo de igualdade social e padrão mínimo de bem-estrar. No Brasil o Estado de bem-estar social brasileiro, criado por Vargas, garante a regulação do mercado e da promoção do bem-estar por meio de políticas públicas de educação, saúde, previdência, habitação etc., o Estado também teve o papel de promotor da industrialização