Estado, governo e mercado
a) Setor Público e Setor Privado:
1. Forma de Contratações.
2. Produtividade de Serviço.
3. Salários Pagos.
b) Patrões e Empregados:
1. Profissionalismo.
2. Atividade Econômica.
3. Remuneração.
c) Estado e Servidores Públicos:
1. Legislativa.
2. Jurisdicional.
3. Administrativa.
2) Explique as Razões das Diferenças Encontradas no Item Anterior:
1.a. 1) O servidor de carreira entra no serviço público através de concurso e, após concluir o estágio probatório, passa a ter estabilidade, enquanto no setor privado a contratação acontece de forma livre e de acordo com o perfil que a empresa necessitar. 1.a. 2) A produtividade no setor público acontece através dos seus servidores que prestam serviços conforme os cidadãos necessitam, enquanto no setor privado a produtividade visa retorno financeiro para a empresa. 1.a. 3) No setor público alguns órgãos aplicam em seu quadro salarial o plano de cargos da categoria, fazendo com que o servidor tenha sua progressão salarial dentro de um estudo e aplicado durante sua carreira e, no setor privado a remuneração varia de acordo com o porte da empresa e o mercado no qual ela atua.
1.b. 1,2e3) O empresário desempenha suas atividades tendo que assumir riscos e, por isso tem que atuar com habilidade e profissionalismo e ao escolher o ramo de atividade que sua empresa exercerá, seja ela indústria, comércio ou prestação de serviços e tem como finalidade a obtenção de lucro financeiro. O empregado por sua vez, presta seus serviços ao patrão não assumindo riscos do ramo de atividade em que sua empresa exerce e ao final recebe sua remuneração por seus serviços prestados.
1.c. 1,2e3) Quando realiza a função legislativa, o Estado, mediante lei, regula relações, traçando o perfil dos direitos e deveres das pessoas e do próprio Estado, permanecendo a cima e a margem das mesmas. Esta