Estado, Governo e Mercado
ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ESTADO, GOVERNO E MERCADO
PROFESSORA PATRICIA CARDOSO
24 NOV. 2012
Ricardo Corrêa Coelho
RESENHA: O MODELO DO ESTADO BRASILEIRO
COELHO, Ricardo Corrêa. Estado, Governo e Mercado. MEC, 2009.
O autor é Doutor em Ciência Política e especialista em Políticas Públicas e
Gestão Governamental, trabalha no Ministério da Educação e tem experiência docente. Sua obra traz a relação entre Estado, governo e mercado fazendo um paralelo entre duas teorias, a liberal e marxista, mostrando as influências que essas relações trazem a sociedade. Dividida em dois capítulos, o primeiro sobre conceitos e teorias, trazendo a compreensão das lógicas internas de cada matriz e o segundo versa sobre as formas de Estado e suas relações com a sociedade e o mercado no século XX.
Muitas mudanças ocorreram no Brasil quando então Fernando Henrique
Cardoso assume em 1993 o cargo de Ministro da Fazenda no Governo do
Presidente Itamar Franco. Logo após se elege Presidente da República e no 1º mandato consegue aprovar emenda criando a reeleição e assim conseguindo prolongar seu mandato por mais 04 anos, tempo necessário para fazer as reformas dentro da perspectiva de um Estado neoliberal, com diversas privatizações, desregulamentação e abertura do mercado que são à base do neoliberalismo.
Posteriormente ao governo do Presidente Fernando Henrique, o País elege o primeiro operário, Luís Inácio Lula da Silva que mantém a mesma linha do liberalismo, mas com atitude de modelo de Estado do bem-estar social com a transformação do projeto Bolsa Escola em Bolsa Família e sua ampliação no atendimento aos menos favorecidos. Depois de 08 anos de governo consegue manter um sucessor no poder, e agora temos uma mulher com presidente de nosso
País, Dilma Rousself que depois de dois anos de mandato trava uma batalha com os
bancos para diminuição das taxas de juros e de certa forma consegue atingir o