ESTADO DO BEM ESTAR SOCIAL x NEOLIBERALISMO
Estado de Bem-Estar
O Estado de bem-estar é um tipo de organização políticae econômica que coloca o Estado como agente da promoção, protetor e defensor, social e organizador da economia. Sendo o Estado o agente regulamentador de toda vida e saúde social, política eeconômica do país em parceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes, de acordo com o país em questão. Cabe ao Estado do bem-estar social garantir serviços públicos e proteção à população.Esta forma de organização político-social, teve origem a partir da Grande Depressão, e se desenvolveu ainda mais com a ampliação do conceito de cidadania, com o fim dos governos totalitários daEuropa Ocidental, com a hegemonia dos governos sociais-democratas e, secundariamente, das correntes eurocomunistas, com base na concepção de que existem direitos sociais indissociáveis à existência dequalquer cidadão. Os neoliberais compactuam que assistência social não é dever do Estado, mas um problema que deve ser superado pelas leis do mercado.
O neoliberalismo teve sua ascensão na década de 1970, na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde o Estado de bem-estar social sofreu várias restrições na assistência à população.
No Brasil, o neoliberalismo chegou e foi implantado no governo de Fernando Henrique Cardoso, no ano de 1994. O citado presidente iniciou uma série de medidas que visavam à redução de gastos do Estado, como as privatizações dos setores públicos das telecomunicações (Telebrás), das mineradoras, como a Companhia Siderúrgica Nacional de Volta Redonda e a Companhia Vale do Rio Doce. Além disso, abriu a economia brasileira para o mercado internacional (Multinacionais).
Portanto, o Estado de bem-estar social interferiu no mercado. Para tentar regulá-lo, investiu-se em recursos para criação de uma rede de proteção social, médica e previdenciária para os trabalhadores. O Estado passou a ser o grande mantenedor da assistência médica, da moradia, educação,