Projeto Mediação de Conflitos
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS:
Todas e todos somos responsáveis e provedores da paz.
Gama, fevereiro de 2014.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Este Projeto Interventivo (PI) é destinado aos grupos de estudantes que possam assumir o papel de mediadores de conflitos dentro do Centro de Ensino Médio Integrado à
Educação Profissional do Gama - CEMI. O objetivo principal é criar estratégias de mediação para solucionar problemas de violência física, verbal, moral e simbólica por meio de estratégias diferenciadas e da participação direta dos próprios estudantes, como sujeitos responsáveis pela promoção da paz e solução de problemas da escola.
Esta é uma proposta de intervenção complementar, de inclusão pedagógica e de participação coletiva em ações solucionadoras dos conflitos entre alunos e alunos, alunos e professores, alunos e demais equipes escolares.
O presente projeto anseia que todos os estudantes estejam sempre incluídos em todas as estratégias de resolução dos conflitos, ajustados, sempre que necessário, às suas especificidades. O desenvolvimento deste trabalho será uma prática educacional rica em possibilidades formativas pelo caráter que assume nos afazeres escolares, pois possibilita a participação, a reflexão e a intervenção na realidade com vistas a transformá-la, ao passo em que essa transformação possibilite a ação direta dos próprios alunos envolvidos com os problemas cotidianos de todos os tipos de violência. A intenção primeira deste projeto, portanto, é mostrar aos nossos estudantes que são eles também os responsáveis pela melhoria da nossa Educação e de vários outros problemas sociais.
O PI do Cemi envolverá o planejamento coletivo, a partir de ações dinâmicas e flexíveis, oportunizando a adequação do ensino às dificuldades diárias da escola em lidar com o conflito. Assim sendo, desenvolvê-lo representará o investimento em ações diferenciadas com foco na aprendizagem significativa, contextualizada e