Bem-Estar Social x Neoliberalismo
INTRODUÇÃO
Estado de Bem-estar Social é um tipo de organização política e econômica que coloca como agente da promoção, protetor e defensor, social e organizador da economia. Sendo o Estado o agente regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país em parceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes, de acordo com a nação. Cabe ao Estado do bem-estar social garantir serviços públicos e proteção à população.
O neoliberalismo é uma redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas. A partir da década de 1970 passou a significar a doutrina econômica que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, ocorrendo apenas em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo.
BEM-ESTAR SOCIAL X NEOLIBERALISMO
Estado de Bem-Estar
O Estado de bem-estar é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção, protetor e defensor, social e organizador da economia. Sendo o Estado o agente regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país em parceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes, de acordo com o país em questão. Cabe ao Estado do bem-estar social garantir serviços públicos e proteção à população.
Esta forma de organização político-social, teve origem a partir da Grande Depressão, e se desenvolveu ainda mais com a ampliação do conceito de cidadania, com o fim dos governos totalitários da Europa Ocidental, com a hegemonia dos governos sociais-democratas e, secundariamente, das correntes eurocomunistas, com base na concepção de que existem direitos sociais indissociáveis à existência de qualquer cidadão.
Pelos princípios do Estado de bem-estar social, todo o indivíduo teria o direito, desde seu nascimento até sua morte, a um conjunto de bens e serviços que deveriam ter seu